top of page

Flores de inverno para jardim: conheça 7 espécies encantadoras

Não é só no verão que podemos ter os canteiros, floreiras e jardins cheios de flores coloridas. Afinal, algumas flores de inverno se caracterizam justamente por conseguir florescer nos meses de maior frio.


Para lhe ajudar a criar um jardim cheio de alegria enquanto as temperaturas baixam, a Maison Garden separou 7 espécies que você pode plantar no inverno. Quer saber quais são elas? Então confira a lista na sequência:


Quais são as flores de inverno?


Conhecidas por serem mais resistentes ao frio, as flores de jardim que florescem no inverno também precisam de sol. Em mais ou menos medida, você deve ficar atento pois o fato de gostarem do clima ameno não elimina a necessidade de sol.


Mas, de todos os cuidados com essas plantas, a geada é a que pode comprometer mais a saúde delas. A fina camada de gelo que cai no alvorecer (especialmente no sul do Brasil) pode queimar as flores e até matá-las. Por isso, em dias que prometem o fenômeno climático é interessante cobrir o jardim.


Explicado isso, veja quais são, afinal, as principais flores de inverno para jardins e floreiras:


Azaleia



A azaleia é uma das principais flores de inverno para jardim pois se adapta muito bem ao clima e suas flores podem adquirir várias cores. De origem asiática, essa planta é bastante resistente e começa a florescer ainda na estação mais gelada, mas atinge seu pico durante a primavera.


Prímula




Essa flor tem uma característica especial que é a de florescer o ano inteiro, tanto no inverno quanto no verão. Seus cuidados envolvem deixá-las em meia sombra pois não gostam de sol direto e regas constantes para que o solo se mantenha úmido.


Outra característica interessante dessa planta é que suas pétalas são comestíveis e o óleo de prímula tem poder de aliviar sintomas da TPM, diminuir o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares.


Begônia




Com flores delicadas, pequenas e de várias cores, a begônia pode até parecer frágil mas, na verdade, é uma das melhores para jardim no inverno. Elas se adaptam muito bem a vasos e cachepôs, precisam de solo com umidade e gostam de iluminação indireta.


Ciclame




Sem dúvidas, os ciclames são o destaque dessa lista com as flores de inverno mais indicadas para jardim. Isso porque, a planta suporta temperaturas frias de até 5ºC.


Relacionadas à paz e reflexão, o ciclame tem cultivo e cuidado fácil. Assim sendo, gostam de meia sombra, regas frequentes mesmo no inverno e substrato rico em matéria orgânica.


Gardênia



Com perfume marcante e delicadeza ímpar, a gardênia é uma flor incrível para ter no jardim durante o inverno ou mesmo dentro de casa. Em suma, ela chama a atenção por conta das flores brancas, que contrastam com o verde escuro das folhas.


Ademais, possui propriedades medicinais, sendo comum no tratamento de Aromaterapia para quem tem dificuldade para dormir.


Hortênsia



Muito cultivada no sul do Brasil, a hortênsia chama a atenção por conta de seu buquê cheio de pequenas flores que podem mudar de cor, variando entre branco, azul e tons de rosa e lilás. Inclusive, a cor das flores reflete qual a acidez do solo, sendo que o pH pode variar de 4 (ácido) a 8 (básico).


Um pouco mais rústica que as demais, essa planta precisa de solos bem drenados, bastante matéria orgânica e não gostam de luz solar direta.


Amor Perfeito



Por fim, as flores de amor perfeito chegam na lista para encher de cor o inverno. Afinal, podem ter flores mono, bi e tricolores, que chamam a atenção e são perfeitas para os dias frios.


Em resumo, essa plantinha delicada aceita vários tipos de solo, mas prefere os que são levemente ácidos e drenados. Elas também gostam de clima ameno, sol direto e solo úmido.


Então, agora que você já conhece quais são as flores mais indicadas para plantar no inverno, que tal conferir outros conteúdos que nossa equipe preparou? Aproveite para descobrir mais sobre o mundo da jardinagem aqui no blog da Maison Garden.


0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page