top of page

Planta Manacá da Serra: tudo sobre esta espécie nativa

Com folhas verdes e flores coloridas, a planta Manacá da Serra se destaca pela facilidade nos cuidados e adaptação a diferentes lugares. Conhecida também como Cuipeúna, Jacatirão e outros nomes, essa árvore de médio porte gosta de pegar um pouco de sol e de ter a terra bem úmida.


A planta recebe o nome científico de Tibouchina mutabilis, sendo que a última parte exemplifica sua principal característica: a troca de coloração das flores durante o período de floração.


Quer aprender mais sobre essa planta nativa e como cuidar dela em espaços limitados como os vasos domésticos? Então continue a leitura e descubra mais sobre o Manacá.



De onde vem o Manacá?


A espécie Manacá da Serra é nativa da Mata Atlântica e se desenvolve, especialmente, na encosta da Serra do Mar. Assim sendo, é comum encontrá-la no litoral brasileiro entre os estados do Espírito Santo e Rio Grande do Sul.


Justamente por se desenvolver nos morros da Serra do Mar é que a planta recebe o adjetivo do seu nome.


Qual o melhor lugar para plantar Manacá da Serra?


As plantas de Manacá da Serra podem ser usadas tanto em paisagismos residenciais quanto urbanos pois se ajustam muito bem. Por terem raízes não agressivas, não há problemas em plantá-las em vasos médios ou grandes, próximas a calçamentos e muros ou dentro de canteiros.


Para o plantio direto no solo, o ideal é cavar um buraco que seja suficiente para o torrão, estabilizar o solo (pode ficar um pouco mais ácido) e colocar uma base de adubo orgânico. Por fim, basta centralizar o torrão, preencher tudo com terra e substrato orgânico e regar até que o solo fique úmido.


O plantio em vaso, por sua vez, requer uma camada de argila expandida ou seixos no fundo, uma manta de drenagem e terra rica em nutrientes. Essa terra precisa ser aerada e pode conter areia, para que a drenagem do solo seja efetiva e não cause o apodrecimento das raízes.


Seja qual for a sua escolha, o local de plantio precisa respeitar três regras básicas para o Jacatirão:


  1. Receber sol pleno em algum momento do dia;

  2. Ter solo úmido, levemente ácido e descompactado;

  3. Conter substrato rico em micro e macro nutrientes.



Qual é a época do ano em que o Manacá da Serra floresce?


O Tibouchina mutabilis é uma planta que floresce entre o outono e o inverno quando está plantada em vasos. Ao cultivar o Manacá no solo e em climas amenos e úmidos como o das Serras (seu habitat natural), ela pode florescer o ano inteiro.


Independente disso, as flores dessa planta podem ter as cores branca, rosa e roxo simultaneamente, o que a deixa linda.


Sendo assim, o Manacá da Serra é uma bela planta ornamental que colore e deixa mais bonito qualquer jardim.


Qual a altura da árvore de Manacá?


O pé de Manacá da Serra pode chegar a medir até 12 metros de altura ainda colocado em um solo que supre a quantidade de nutrientes e com boa insolação.


Além disso, existe uma versão menor, chamada de Manacá da Serra Anão, que surgiu a partir da espécie maior. A planta anã pode alcançar alturas de até 3 metros.


Como cuidar do Manacá dentro do vaso?


Para quem gosta da ideia de ter uma planta de Manacá da Serra dentro de um vaso, é preciso lembrar que a versão anã vai funcionar melhor. Ademais, essa árvore é do tipo heliófita que, de forma sucinta, significa que gosta de ficar no sol.


Ou seja, o vaso com a planta deve ficar localizado em um ponto que pegue luz solar em parte do dia (não precisa ser o dia todo). Pode ser em um espaço gourmet, numa varanda ou terraço, o importante é que tenha insolação completa por algumas horas.


Indo um pouco além, os cuidados com sua Tibouchina mutabilis também incluem:


  • Preparo adequado do solo que vai receber a planta;

  • Substrato rico em nutrientes;

  • Solo úmido mas nunca encharcado;

  • Regas intensas, principalmente durante o verão.


Também é interessante colocar uma cobertura de cascas de pinus sobre o substrato. Assim, você garante que a água não evapore e o solo se mantenha mais úmido.


Quer saber mais sobre plantas, jardinagem e paisagismo? Então não perca os conteúdos do blog da Maison Garden e mantenha seu jardim cada vez mais bonito com nossas dicas especiais, confira!


6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page