top of page

Como eliminar erva daninha: 4 jeitos de fazer isso

Os jardineiros de plantão sabem o quanto o crescimento de uma plantinha indesejada é chato e pode comprometer a saúde de um canteiro de flores ou horta. Mas, como eliminar as ervas daninhas do seu quintal? Será que existe uma solução fácil para isso?


A equipe da Maison Garden também fez essas perguntas e está aqui para ajudar a respondê-las. Afinal, ninguém quer que suas hortaliças, folhagens e flores tenham que concorrer pelos nutrientes do solo, certo?


Quer entender melhor sobre o que são as ervas daninhas e conhecer 4 métodos simples e caseiros para tirá-las da terra? Então continue conosco e descubra!


O que são ervas daninhas?


As ervas daninhas são plantas que crescem de modo natural sem a interferência humana e com grande capacidade de se multiplicarem. Em outras palavras, são aquelas plantinhas que simplesmente aparecem no meio do seu quintal e, se você não cuidar, se espalham rapidamente por tudo.


Em suma, elas poder ter tanto um lado negativo quanto um positivo:


  • Malefícios das ervas daninhas: competem pelos nutrientes e água do solo, podem reduzir a luminosidade sobre outras plantas, atraem pragas e fungos, podem ser venenosas.

  • Benefícios das ervas daninhas: podem ser medicinais, algumas ajudam o solo dando mais sustentabilidade, servem de matéria orgânica.


Sendo assim, para saber se você pode manter uma erva daninha no quintal de casa para usá-la em outro momento, nossa sugestão é procurar por ela em um dos aplicativos que identificam plantas. Por meio deles, você descobre o potencial da planta invasora e o que fazer quando aparecer.


Como eliminar erva daninha?


Antes de mais nada, como as ervas daninhas se reproduzem muito facilmente, vale lembrar que é praticamente impossível eliminar todas do seu jardim. Em síntese, elas podem voltar depois de um tempo e isso é natural!


Para acabar com as ervas daninhas por um tempo, você pode fazer a remoção manual delas. Ao fazer isso, conte com o auxílio de uma enxada ou pá de jardinagem que permita arrancar as folhas e as raízes.


Além disso, é possível usar algum tipo de herbicida. No entanto, tome cuidado com o uso de compostos químicos pois eles podem ser tóxicos em grande quantidade. Sem contar que, em hortas pequenas ou canteiros, não são necessários.


Aplicar adubo orgânico e usar alguns métodos caseiros são opções muito mais tranquilas de serem realizadas em locais pequenos. Assim sendo, você pode usar farinha de milho, água, sal e outros ingredientes para tirar as ervas daninhas de perto das suas plantinhas.


4 receitas caseiras para acabar com as ervas daninhas


Pensando nas formas caseiras de como eliminar erva daninha, vamos lhe apresentar 4 soluções simples e eficazes. Confira, portanto, os “venenos caseiros” que você pode utilizar:


  • Suco de limão ou vinagre: funcionam muito bem em plantas invasoras que ainda são pequenas. Você pode fazer uma mistura com os dois ingredientes e dissolver com um pouco de água. Depois disso, aplique sobre as ervas daninhas para impedir seu crescimento.

  • Água fervente: ao jogar a água (acima de 100ºC) sobre as plantas, você mata as raízes da mesma e facilita a retirada manual. Esse método também é eficaz para retirar as plantinhas que crescem em frestas de muros e calçadas. No entanto, tome cuidado para não espirrar sobre as hortaliças da sua horta.

  • Farinha de milho ou sal: aqui, escolha um ou outro para jogar sobre as ervas daninhas e, assim, impedir seu crescimento. Para que o resultado seja bom, cuide para não atingir as outras plantas do jardim e não jogue muita farinha ou sal pois isso pode prejudicar o solo.

  • Álcool: uma misturinha básica de 2 colheres de sopa e um litro de água ajuda a acabar com as plantas daninhas. Nesse sentido, coloque a mistura em um borrifador e aplique sobre as ervas que quer eliminar. O álcool vai fazer com que a planta perca água e, assim, morra. Só tome cuidado para não aplicar sobre canteiros próximos a pontos de calor como churrasqueiras e fornos a lenha.


Então, gostou das nossas dicas de como cuidar do seu jardim e acabar com as ervas daninhas? Se sim, aproveite para conferir mais dicas de cuidados aqui no blog da Maison Garden e tenha um jardim e uma horta cada vez melhor!


5 visualizações0 comentário

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page