top of page

Lírio da Paz: dicas de como cuidar bem da planta

Conhecido por purificar o ar e trazer boas energias, o Lírio da Paz é uma planta natural de climas tropicais e que se adapta muito bem a ambientes residenciais. Também chamado de Bandeira-Branca ou Espatifilo, esta planta tem o nome científico de Spathiphyllum wallisii e pertence à família das Aráceas.


Desse modo, apesar do nome, o Lírio da Paz não pertence à família dos Lírios (Liliaceae). No entanto, a planta recebe essa denominação por conta do formato da sua flor em formato de copo.


Com folhagens verde escuro brilhante e flor espigada protegida por uma bráctea branca, o Espatifilo é uma excelente opção para decorar ambientes. Confira, em seguida, como cuidar da sua planta para que não fique amarelada e dure bastante.


Qual é o melhor lugar para colocar o Lírio da Paz?


Existem duas regras para cuidar bem de um Lírio da Paz:


  1. Ele precisa de sombra com luz indireta;

  2. Seu solo precisa estar úmido.


Com isso, a planta se adapta tanto a ambientes fechados quanto abertos. Você pode colocá-lo na sala, banheiro, cozinha, quarto ou escritório. Sendo assim, ele pode aparecer em jardins verticais externos e internos, sempre combinando muito bem com o ambiente.


Além disso, os lírios da paz podem ter diferentes tamanhos, desde o mini até os gigantes, que geralmente são usados em jardins que ficam sobre marquises onde pegue sombra.


Lírio da Paz gosta de sol ou sombra?


Então, acho que essa resposta você já tem, mas não custa nada repetir. O Lírio da Paz é uma planta nativa de florestas tropicais brasileiras, colombianas e venezuelanas.


Por crescer dentro da mata, está muito acostumado a ficar na sombra e receber luz solar somente de forma indireta.


Desse modo, o Bandeira-Branca é uma planta para manter na sombra ou em meia sombra, longe de janelas ou pedaços do quintal que recebam radiação de forma direta.



Dicas de como cuidar do Lírio da Paz


Os cuidados com o Lírio da Paz são simples, porém, alguns detalhes fazem toda a diferença para que as flores se desenvolvam e as folhas fiquem sempre verdes:


  • Solo: precisa estar úmido mas não encharcado. As regas podem ser de 3 a 4 vezes por semana. A planta até aguenta alguns dias sem água, porém suas folhas podem começar a murchar e ficar secas. Além disso, o solo precisa ser poroso e com fácil drenagem.

  • Ambiente: prefere ambientes úmidos, portanto, vai se desenvolver bem em banheiros e cozinhas, por exemplo. É possível deixá-las mais úmidas borrifando água filtrada sobre as folhas.

  • Temperatura: não gosta nem de calor nem de frio. Desse modo, a temperatura ideal gira em torno de 20ºC. Ademais, é interessante manter os Espatifilos longe de ventiladores e aquecedores.

  • Fertilização: pode ser feita somente nos meses de primavera e verão com adubo para plantas domésticas. Nos períodos mais frios não é necessário aplicar nenhum produto.

  • Poda: consiste em retirar as folhas e ramos que estejam amarelados ou secos. Isso pode ser feito em casa três meses mais ou menos.


Bandeira Branca: qual o significado dessa planta?


O Lírio da Paz não recebe o nome de Bandeira Branca à toa. Essa denominação se deve às propriedades purificantes da planta e sua associação à paz, saúde, tranquilidade, pureza e esperança.


Em ambientes internos ele é capaz de sugar as energias negativas. Por isso, ele é uma boa opção de presente para pessoas enfermas, que acabaram de ter um bebê ou até mesmo para alguém com quem você quer retomar laços de amizade.


Para poder presentear uma pessoa ou a si mesmo com uma muda de Lírio da Paz, a Maison Garden conta com potes de três tamanhos diferentes: 11, 15 e 24. Estes possuem mudas de 20 cm, 40 cm e 60 cm de altura, respectivamente.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa planta e quer conferir mais dicas e novidades sobre a jardinagem? Então não perca os novos conteúdos que saem todos os meses no blog da floricultura.


1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page