top of page

Mini roseira gosta de sol ou sombra: confira como cuidar

Delicada e colorida, a Mini Roseira é um tipo de arbusto que pode ser plantado em jardins, canteiros e vasos. Com variedade de cores como rosa, branco, vermelho e amarelo, as Mini Rosas (como também são chamadas) deixam qualquer quintal mais florido e encantador.


Derivada das Rosas tradicionais, esse tipo de roseira em miniatura tem floração intensa, mede entre 20 cm e 40 cm e merece cuidados especiais com a exposição ao sol e o solo.


Quer saber se é possível plantar a Mini Roseira sob o sol e como cuidar para que a planta fique sempre vistosa? Então acompanhe este guia rápido sobre uma das plantas ornamentais mais comuns do Brasil.


Mini Roseira gosta de sol ou sombra?


Originárias da Ásia e Europa, as Roseiras Miniatura gostam de climas quentes e úmidos. Mesmo que sejam sensíveis ao toque, elas são bastante resistentes ao sol. Por conta disso, podemos dizer que as Mini Roseiras podem ficar no sol.


Essa característica faz com que sejam ideais para ambientes externos como quintais e varandas.


Porém, vale uma ressalva: o ideal é que elas não fiquem o dia todo sob radiação solar, apenas partes dele. Isso porque, o excesso de calor pode fazer com que o caule e as folhas fiquem amareladas.


Desse modo, é interessante plantar a sua Roseira Mini em um local que receba em média 4 horas de luz solar direta e o restante do dia esteja na sombra, com luz indireta.


Como cuidar da planta Mini Roseira?


Existem uma série de cuidados que você pode ter com a sua Mini Roseira para que ela fique mais bonita e tenha mais flores. Dentre esses cuidados, o solo merece atenção especial.


Em suma, ele não pode conter pedras e precisa estar descompactado, para que as raízes consigam se fixar e a água seja drenada de forma fácil. Além disso, o espaço precisa estar rico em nutrientes, portanto, precisa usar um substrato orgânico ou mineral que adube a terra.


Para quem optar por plantar o arbusto ornamental em vasos, estes precisam ter pelo menos 30 cm de diâmetro e devem ser forrados com argila expandida e areia, para facilitar a drenagem.


A respeito da adubação, ela pode ser feita 3 vezes por ano com adubo orgânico como húmus de minhoca, compostagem ou farinha de osso. Também pode ser usado adubo mineral como o NPK 10-10-10.


Quando o assunto é a poda da sua Roseira, indicamos que seja feita com uma tesoura de poda para a retirada de galhos e folhas secas. Para quem quer moldar a planta como uma cerca viva, é interessante fazer a manutenção depois da floração e fazer cortes secos nos galhos, para que não entrem fungos na planta.


Quantas vezes devo regar a Mini Rosa?


As Mini Rosas podem ser regadas cerca de duas vezes por semana, dependendo do clima da região. Caso seja bem quente e seco, a rega pode ser feita em três dias.


Além disso, é importante molhar as plantas pela manhã, para que a água esteja na terra durante o dia e ajude a nutrir todo o pé.


Depois da floração, você pode diminuir um pouco a quantidade de água. Contudo, independente da época, regue o solo para que fique úmido e não encharcado.


Quando a planta floresce?


A Mini Roseira pode florescer o ano inteiro, principalmente quanto o local é mais quente. Ademais, a época de primavera e verão, quando as temperaturas aumentam, são mais propícias para a floração.


Portanto, você pode plantar suas Roseiras em Miniatura em qualquer época do ano e ainda assim ter um arbusto bonito para colorir ainda mais seu quintal. Quer saber onde encontrar as melhores mudas? Então confira no site da Maison Garden as opções de roseiras disponíveis.


6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page