top of page

Rosa do Deserto: como plantar e cuidar

A Rosa do Deserto é uma planta exótica, de aparência ímpar e com flores que podem ser de várias cores diferentes como vermelho, rosa e até mesmo preto. Por conta disso, ela chama a atenção sempre que está em algum jardim.


Originárias do Oriente Médio e da África Oriental, não é difícil de entender porque essa planta recebe o adjetivo de “deserto”. Ela gosta de climas mais secos e de sol o ano todo.


Além disso, o pé pode viver por até duas décadas, o que a coloca como uma planta duradoura que resiste a várias estações quando é bem cuidada.


Seja como for, que tal aprender como plantar e cuidar dessa flor encantadora? Se sim, confira as dicas da Maison Garden em seguida!


Como plantar a Rosa do Deserto?


Para fazer o plantio você pode optar por usar uma muda ou então uma semente de Rosa do Deserto. Independente disso, os passos são praticamente os mesmos.


Confira, na sequência, como plantar Rosa do Deserto:


  1. Escolha um vaso com borda baixa, do tipo bacia, pois este favorece o crescimento das raízes e caule. Ou, se plantar direto no solo, este precisa de boa drenagem.

  2. Prepare o substrato para Rosa do Deserto com terra, areia grossa e carvão moído (opcional) e complemente a mistura com húmus. O importante é que seja uma terra que permita que a água escoe facilmente e não se acumule nas raízes.

  3. Coloque a muda ou as sementes deitadas com 10 cm entre si. Para as sementes, colocar terra úmida por cima e deixar que germinem.

  4. Espere até que as sementes germinem. Esse período pode se estender por cerca de 10 dias.

  5. Assim que as plantas germinadas tiverem 5 ou 6 folhas, você já pode colocar cada uma em vasos separados e, depois disso, fazer os cuidados para deixá-la sempre saudável.


Qual o melhor lugar para deixar a planta?


A Rosa do Deserto é uma planta que gosta de ficar em sol pleno e não precisa de muita água. Portanto, na hora de posicioná-la no jardim ou em um vaso, garanta que o lugar tenha essas condições.


As varandas, são um bom local para localizar sua planta, pois podem ter luz solar por boa parte do dia e proteger contra chuvas.


Como cuidar de uma Rosa do Deserto?




Você deve cuidar da sua Rosa do Deserto quase como cuida de um Bonsai. Assim sendo, precisa fazer o replantio, cortar algumas raízes e brotos superiores na época correta. Veja, em seguida, algumas dicas de pontos que merecem atenção:


  • Adubação: deve ser feita com composto orgânico quando a terra estiver úmida e não pode ser feita diretamente sobre as raízes pois estas últimas podem queimar.

  • Regas: de forma moderada considerando que a Rosa do Deserto é uma planta de clima árido. Tome o cuidado de não afogar as raízes e aperte o bulbo do caule para conferir se está ressecado. Se estiver, pode regar.

  • Podas: deve ser feita com cortes transversais em que você retira as principais hastes e galhos finos indesejados. Para que tudo saia bem, use uma luva para o serviço pois a planta possui uma seiva tóxica.

  • Replantio: feito no período de maior atividade da planta, que vai de setembro a março, quando está calor. Pode replantar no mesmo vaso, sendo que o mais importante é fazer isso uma vez por ano e garantir que o substrato continue drenável. A técnica favorece o crescimento de novas raízes e permite que o caule levante, dando o formato característico para a planta.


Para conseguir as melhores mudas de Rosa do Deserto, conte com a Maison Garden. Além dessa planta, possuímos uma linha completa de jardinagem para manter suas flores coloridas o ano inteiro.


Por fim, aproveite para conferir mais novidades sobre jardinagem e paisagismo em nosso blog.


4 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page