top of page

Como fazer horta em casa: passo a passo simplificado

Seja para quem tem um quintal grande, para quem tem pouco espaço de terra ou para quem vive em um apartamento, plantar algumas variedades de temperos, ervas e vegetais ajuda a ter uma alimentação mais saudável. Por conta disso, queremos lhe mostrar como fazer uma horta em casa.


Afinal, nada melhor do que estar finalizando um preparo e poder complementar a receita com o temperinho que colheu na hora. Com certeza a comida fica muito mais saborosa!


Então, quer aprender o passo a passo completo para ter suas próprias plantas sem depender tanto de mercados e feiras? Se sim, continue a leitura e seja como colocar a mão na massa (ou mão na terra, porque não!).


O que preciso para começar uma horta em casa?

Antes de entender como fazer a horta no jardim de casa, alguns pontos são essenciais. Nesse sentido, primeiro defina qual o espaço para plantar e se vai fazer canteiros no chão ou optar por vasos.


Lembre-se de que este local precisa ter boa iluminação natural, com pelo menos 5h de sol todos os dias.


Em seguida, escolha quais as hortaliças que deseja plantar. Cada uma possui cuidados específicos. Por exemplo, o alecrim gosta de terras mais secas, já a hortelã não pode ficar muito próxima de outras plantas pois suas raízes acabam consumindo muitos nutrientes.


Assim sendo, a dica é plantar em canteiros próximos plantas com características similares quanto ao tipo de raiz, solo e rega, entre outros fatores.


Por fim, preste atenção à irrigação e adubação da sua horta caseira. Sobre o primeiro item, nunca regue os cultivos quando a terra estiver seca. Já sobre o segundo, escolha produtos naturais ou químicos que fortaleçam a terra para que as plantas fiquem bem nutridas e reponha os adubos sazonalmente.




Como fazer uma horta em casa: passo a passo simples

Ter verduras, legumes, temperos e o que vai dar para plantar no quintal é um prato cheio para preparar as melhores receitas. Pensando nisso, confira um passo a passo simples de como montar uma horta em casa:


  1. Comece escolhendo o local e preparando a terra. Se for fazer uma horta no chão, remova todas as pedras. Se escolher plantar em vasos, lembre-se de colocar uma camada de argila expandida, uma de areia e a camada de terra.

  2. Regule o Ph do solo com cal virgem ou cinza de madeira. Só tome cuidado para não usar cinzas provenientes de churrascos pois elas possuem sal e não são apropriadas para hortas.

  3. Faça uma mistura de terra e areia e complemente com o adubo mais apropriado. A adubação pode ser com esterco de galinha, farinha de osso, compostos orgânicos, húmus de minhoca, adubo químico, entre outros.

  4. Coloque a mão na terra e afunde as sementes na altura recomendada, respeitando as distâncias entre uma e outra. Para as mudas, vale a mesma regra.

  5. Regue tudo logo após o plantio e ao longo do tempo. Aqui, vale observar a quantidade de água para cada hortaliça e a frequência. Como pode variar um pouco, é interessante fazer uma tabela de controle, para não errar a mão.

  6. Por fim, faça os cuidados necessários para que todas as plantas se desenvolvam, lembrando de adubar e regar.


A colheita pode ser feita conforme o tempo de crescimento de cada planta. Para hortaliças, em 15 dias é possível tirar as primeiras folhas. Para vegetais o tempo varia bastante, entre 40 e 100 dias.


E, sempre que colher uma verdura, opte por usar o espaço para outra variedade. Assim, você garante a rotação de cultivos e mantém o solo mais produtivo e saudável.


Onde encontrar todo o material para cuidar no quintal?

Ao decidir fazer uma horta em casa, você pode optar por plantar hortaliças e temperos como manjericão, tomilho, orégano, salsinha, alface, rúcula, couve, entre tantos outros. Além disso, vai precisar de terra, adubo (se não tiver nenhum caseiro), areia, etc.


Independente dos tipos de plantas que escolher e do material que vai precisar, a Maison Garden tem tudo para deixar sua horta caseira bonita e completa. Aproveite para conferir nosso site e continuar acompanhando as novidades aqui do blog.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page