top of page

Jardim Vertical Externo: veja como fazer o seu

Ter um quintal arborizado, cheio de verde e que inspire a identidade da casa pode melhorar a qualidade de vida de quem mora no espaço. No entanto, nem sempre sobra espaço para ter isso e, quando isso acontece, o jardim vertical externo pode ser uma boa opção.


Afinal, ele deixa o ambiente mais fresco e bonito, podendo diminuir a temperatura e criar um isolamento acústico, dependendo do seu tamanho.


E, por falar nisso, os jardins suspensos sobre paredes ou outras estruturas podem ocupar pouco ou muito espaço. Tudo vai depender do quanto pode gastar e qual o lugar escolhido para colocar as folhagens penduradas.


Quer ver como fazer o seu? Então confira algumas dicas essenciais para isso!


Onde montar o jardim vertical para áreas externas?


Seja para quem mora numa casa, seja para quem mora em apartamento com sacada, o jardim vertical externo é uma ótima oportunidade para aproveitar os espaços. Além disso, quando se usa folhas e flores naturais, ele aumenta sua conexão com a natureza.


Como a quantidade de folhagens e a disposição das plantas depende da quantidade de superfície, você pode colocar seu jardim para ocupar o lugar que quiser fora de casa.


Nesse sentido, vale a pena aproveitar muros, cercas, hall de entrada, varanda gourmet, sacada ou até mesmo criar uma divisória entre diferentes partes do quintal.


Como fazer um jardim vertical externo com pouco dinheiro?


Essencialmente, para fazer um jardim vertical na área externa, você vai precisar escolher qual o lugar em que ele vai ficar, uma estrutura de apoio, a forma de fazer a irrigação (se necessária) e, por fim, as plantas.


Em relação a estrutura, pode escolher blocos de concreto, sistemas modulares com nichos, prateleiras de ferro ou madeira ou blocos cerâmicos, por exemplo. Esses materiais são excelentes para quem quer fazer um jardim completo e que feche toda uma parede.


Agora, para quem quer gastar pouco, existe uma série de recursos interessantes: paletes, treliças de madeira e painéis de fibra de coco são alguns deles. Ademais, você pode usar materiais recicláveis como garrafas pets e canos de PVC para fazer a estrutura.


Outra ideia barata, para quem quer apoiar algumas plantas trepadeiras e dar sustentação para elas, é usar cordas e ganchos. É uma solução de baixo custo e que pode dar uma cara nova para o seu jardim no lado de fora da casa.


Quais são as melhores plantas para jardim externo?


O jardim vertical externo pode ser um pequeno oásis verde para quem vive em grandes cidades e também um lugar de aconchego. Mas, na hora de escolher as plantas que estarão neste espaço, não se pode deixar de lado fatores como a iluminação, tempo de exposição ao sol, clima e a estrutura utilizada.


Para locais que pegam sol o dia inteiro, as plantas precisam resistir bem e gostar da iluminação direta. Aqui, vale apostar em plantas como: suculentas (que suportam calor), aspargo-pluma, colar-de-pérolas, dipladênia, tillandsia, lambari-roxo, brilhantina, clorofito e hera-inglesa.


Já para jardins suspensos que passam boa parte do dia à meia-sombra, orquídeas, antúrio, jibóia, babosa-de-pau, cara-de-cavalo, samambaias e asplênio são exemplos de plantas que podem aparecer.


Aqui, o que vale é ter criatividade para montar um espaço convidativo e confortável aproveitando uma parede que não tinha tanta serventia. E claro, escolher uma floricultura completa, que tem as melhores opções de plantas para decorar o ambiente.


A Maison Garden é um exemplo disso. Afinal, ela oferece flores, folhagens, suculentas e todos os apetrechos que você precisa para montar um jardim vertical na área externa da sua casa.


Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
bottom of page